segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Plano de aula - História (Ensino Fundamental I)

Esse plano de aula destina-se a disciplina Metodologia do Ensino da História II sob a supervisão do professor Ricardo Pacheco.Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia -UFRPE


Ilha das Flores – Diferenças e Desigualdades

 

Turma: 2° ano do 2° ciclo

Autoria: Lyvia Tavares Felix do Carmo – UFRPE

 

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
História
Organização histórica e temporal

 

Dados da Aula

 

O que o/a aluno/a poderá aprender com esta aula
 
§                                 Identificar os elementos estruturantes da realidade brasileira mostrados no vídeo Ilha das Flores
§                                 Questionar a realidade das pessoas mostradas no vídeo a partir da dimensão de classe
§                                 Conhecer as semelhanças e diferenças entre humanos e animais e como as relações sociais organizam-se também através dessa diferença.
§                                  
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Suas concepções sobre diferenças, desigualdade e função social do dinheiro
Estratégias e recursos da aula
 
1ª etapa:
Pergunte as crianças o que compreendem por diferença, desigualdade e função do dinheiro em nossas vidas. Registre as concepções no quadro, para uso posterior.
Diga às crianças que a aula será pautada nesses três aspectos ( diferença, desigualdade e dinheiro) e que para introduzir o tema, assistirão a um curta-metragem (Explicar o que é curta-metragem e falar brevemente da biografia de Jorge Furtado, autor do filme). 5’
Peça que as crianças ao assistir ao curta metragem, registrem as cenas relacionadas aos aspectos frisados.
Passe o filme. 10,28’
2° etapa:
Após assistirem o filme, a professora deverá perguntar as impressões das crianças com relação ao filme. 5’
Dividirá a turma em três grupos a partir dos aspectos de: diferença, desigualdade e função social do dinheiro.
Os grupos deverão retomar as conceituações inscritas no quadro, debatê-las a partir do aspecto referente ao grupo temático e relacionar a conceitualização prévia com o entendimento após ver o filme. Levar em conta se:
-É o mesmo?
-Quais cenas do filme, podem exemplificar o conceito?
- O que o grupo entende pelo seu tema (diferença, desigualdade, dinheiro) e como ele ta expresso num exemplo do filme?
Os grupos debaterão e vão escrever um “conceito” sobre o tema que ficou com seu grupo e dizer onde ele ta expresso no filme. 15’
Cada grupo deverá socializar a conceitualização de seu aspecto e apresentar o exemplo.
Após todos apresentarem, a professora abrirá uma roda de conversa sobre o filme e iniciar-se-á debate sobre os aspectos mais relevantes do curta.
A professora deverá lançar questões, se eventualmente, não os pontos apresentados nos objetivos não aparecerem no debate. E principalmente focar nos objetivos através das conceituações feitas nos grupos, conceitos fundamentais para entendimento dos aspectos desiguais apresentados no filme. 15’

Avaliação
 
A avaliação será feita processualmente, a professora ficará atenta a participação.
A professora pedirá como tarefa de casa, uma redação com as impressões que ficaram individualmente do filme e que todas as crianças aponte uma solução para que progressivamente as desigualdades sociais sejam minimizadas no Brasil. A tarefa de casa, também será levada em conta na avaliação.

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